NASYA

Nasya é o procedimento do rol de práticas ayurvédicas que envolve administração de gotas de óleo medicado através das narinas, e é considerado um dos tratamentos mais importantes dentro da Ayurveda para purificar e rejuvenescer os tecidos do corpo, especialmente relacionados à cabeça e ao sistema respiratório superior.

RESTA-NOS PERGUNTAR:QUAL A RELAÇÃO NARIZ E CÉREBRO NA AYURVEDA QUE EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DE APLICAÇÃO DE ÓLEO MEDICADO NO NARIZ? No Ayurveda, o nariz é considerado um Portal direto para o cérebro e a consciência. Essa tradição vê uma conexão profunda entre o nariz e o sistema nervoso central, o que fundamenta a prática de tratamentos como o Nasya. Seguem alguns pontos chave sobre a relação entre o nariz e o cérebro na Ayurveda:

1- Passagem Direta: O nariz é visto como uma via direta para a cabeça e o cérebro. Tratamentos administrados através do nariz são considerados eficazes para influenciar diretamente o cérebro e a consciência, pois substâncias administradas pelas narinas podem alcançar rapidamente o cérebro, ultrapassando a barreira hematoencefálica mais facilmente do que se fossem administradas oralmente.

2- Sede de Prana: Prana, que pode ser traduzido como “força vital” ou ” energia vital”, é considerado crucial para a vida e para a saúde em Ayurveda.O nariz é um dos principais caminhos através dos quais o prana é absorvido do ambiente. A respiração, particularmente através do nariz, é uma maneira importante de absorver prana que afeta diretamente o funcionamento mental e físico.

3- Influência dos Doshas: Segundo a Ayurveda, o nariz está associado principalmente com o dosha Kapha, que é predominante na cabeça e no trato respiratório superior. Problemas de saúde mental e física podem ser abordados tratando-se o equilíbrio de Kapha através do nariz, influenciando assim o cérebro e o corpo em geral.

4- Centro de Sensações e Emoções: O nariz é também um centro para processar sensações e pode influenciar emoções. Aromas são especialmente poderosos em Ayurveda para o equilíbrio emocional e mental, sendo usados em terapias que envolvem óleos essenciais e incensos.

QUAIS OS PRINCIPAIS ÓLEOS QUE VOCÊ TEM EM CASA E QUE PODEM SER USADOS PARA NASYA E SAIBA QUAL O MELHOR PARA SEU CASO? No Nasya, a administração de óleos medicados visa limpar e nutrir os tecidos e canais da cabeça e do pescoço. Os óleos são escolhidos com base nos doshas do indivíduo, seu estado de saúde e finalidade do tratamento. Aqui estão alguns dos óleos mais comumente usados para Nasya:

1-Óleo de Gergelim( Sesame Oil): é um dos óleos mais comuns usados em Nasya, benéfico principalmente para Vata. O óleo de gergelim é aquecedor e pode ajudar a aliviar a secura nas narinas e na cabeça. Sabe aquela sensação de cabeça oca? muito comum isso vir da secura.

2- Óleo de coco( Coconut Oil): Usado especialmente em climas mais quentes ou durante os meses de verão, pois é refrescante. O óleo de coco é bom para pacificar o Pitta.

3- Ghee( Manteiga Clarificada): O ghee é frequêntemente usado por suas propriedades nutritivas e calmantes. É particularmente útil para pacificar o Pitta e, em menor grau, o Vata.

OS ÓLEOS MEDICADOS: SEM DÚVIDA OS MELHORES EM RESULTADOS E TRATAMENTOS. VEJAMOS OS MAIS IMPORTANTES.

1- Óleo de Brahmi( Bacopa monnieri): Conhecido por suas propriedades neuroprotetoras e melhoradas da cognição, o óleo de Brahmi é usado em Nasya para melhorar a memória e a função cerebral, além de ajudar a aliviar o estresse.

Uso: ideal para quem busca melhora função cerebral, a clareza mental e a saúde mental em geral, sendo especialmente útil em condições relacionadas ao estresse e à degeneração cognitiva.

Pacificação de Dosha: pacificador de Pitta, mas também pode ajudar a equilibrar Vata devido propriedades calmantes.

2- Óleo de Anu: É uma mistura tradicional de vários óleos e ervas,incluindo sésamo, camomila, cardamomo, canela, e outros. O óleo de Anu é amplamente utilizado por suas propriedades equilibrantes e rejuvenescedora, sendo adequado para todos os doshas.

Uso: É usada para trazer clareza aos sentidos, como visão e olfato, e tratar condições como sinusite, congestão nasal, dores de cabeça e rigidez no pescoço ou cabeça.

VAMOS COMPREENDER MODO DE APLICAÇÃO E A FISIOLOGIA DA APLICAÇÃO DE BRAHMI NAS NARINAS:

Aplicação: se aplica óleo com a pessoa deitada com a cabeça inclinada para trás. Essa posição facilita o fluxo do óleo dentro dos canais nasais. Geralmente, é instilado duas gotas de óleo em cada narina.

Absorção: O revestimento interno das narinas é rico em vasos sanguíneos e capilares. O óleo de Brahmi ou Anu, ao ser aplicado nas narinas, é rapidamente absorvido por estes vasos. Ambos os óleos tem propriedades lipofílicas( afinidade por gorduras), o que facilita sua penetração nas membranas celulares e sua absorção pelo tecido nervoso e pelo sistema circulatório.

Transporte para o Sistema Nervoso Central: Uma vez no sistema circulatório, os compostos bioativos dos Brahmi são transportados até o cérebro. Esses compostos têm um efeito neuroprotetor e modulador no cérebro, ajudando na melhora da memória e na redução do estresse.

Efeitos no Sistema Nervoso Central: Brahmi é conhecido por promover a clareza mental, calma e revitalização do sistema nervoso central. Isso é atribuído aos seus compostos, que podem ajudar na regulação dos neurotransmissores e na proteção contra danos oxidativos.

Limpeza e Rejuvenescimento: Além dos benefícios direto ao cérebro, o procedimento Nasya também ajuda na limpeza dos canais sinusais, melhorando a respiração e removendo o excesso de kapha ( um dos três doshas ou energias vitais na Ayurveda) da região da cabeça e do peito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?